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Tipos de EngrenamentosCilíndricos de Dentes Helicoidais

As engrenagens helicoidais são cortadas em forma de hélice, com ângulo tal que a extremidade de um dente entra em engrenamento antes que o dente anterior desengrenar. Isso aumenta a área de contato, melhora a suavidade de funcionamento, reduz vibrações e fadiga e permite suportar maiores cargas com menores tensões.

Essa sobreposição de dentes denomina-se recobrimento. Quanto maior o recobrimento, mais silenciosa será a engrenagem e menor será a vibração.

São amplamente utilizadas em máquinas de alta rotação que exigem baixo nível de ruído.

Devido às cargas axiais impostas aos eixos, é necessário empregar rolamentos apropriados (capazes de suportar cargas axiais), exceto no caso das engrenagens do tipo espinha-de-peixe.

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Obs.: Engrenagens espinha-de-peixe são helicoidais duplas; por serem duplas, as forças axiais de um filete são anuladas pelas do filete oposto. São muito usadas em redutores de alta potência.


As engrenagens cilíndricas devem ser fabricadas em pares para garantir um contato perfeito. O ideal é que os dentes sejam retificados, reduzindo o desgaste inicial e assegurando o correto contato sob carga. O contato adequado dessas engrenagens é o mostrado na figura abaixo.


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Normalmente, o padrão de contato sem carga em engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais apresenta-se como uma elipse centrada no flanco do dente. O traçado dessa elipse não deve apresentar regiões planas (achatamentos) e não pode tangenciar a cabeça (topo) nem o pé (raiz) do dente.


Inspeção de redutor de engrenagens cilíndricas — Itens a verificar

  • Contato sob carga: localizar o padrão no flanco (altura e comprimento), verificar sua dimensão e uniformidade entre os pares; o contato deve permanecer centrado, sem atingir cabeça (topo) nem pé (raiz) do dente.

  • Desgastes e trincas nos engrenamentos: identificar micropitting/pitting, desgaste abrasivo ou adesivo, scuffing (gripagem), lascas (spalling) e fissuras na raiz/cabeça ou no pé do dente.

  • Condição dos rolamentos: checar ruído, folga operacional, marcas nas pistas, oxidação/corrosão, sinais de sobreaquecimento, estado das gaiolas e eficácia da lubrificação/vedações.

  • Folgas dos eixos: medir folga axial (endplay) e folga radial, comparar com especificações do fabricante e avaliar possíveis desalinhamentos ou excentricidades.

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