Carcaças Soldadas e Carcaças em Ferro Fundido: Vantagens & Limitações
- denisaraujo7
- 5 de nov.
- 1 min de leitura
As carcaças fabricadas com chapas de aço soldadas apresentam excelente resistência mecânica e flexibilidade dimensional, sendo ideais para projetos sob medida.

Carcaça de redutor fabricado com chapas soldadas sem pintura

Carcaça de redutor pintada internamente
(Fonte das imagens: Mult Engrenagens)
No entanto, exigem tratamento de alívio de tensões após a soldagem, seguido de jateamento e pintura com primer de cromato de zinco, garantindo a estabilidade dimensional e a proteção contra oxidação antes da usinagem.
Obs: Muitas vezes a pintura interna das carcaças de aço soldadas não é realizada por contenção de custos, porém, o risco é significativo. Como o óleo do redutor absorve a umidade do ar quando parado (óleo frio) e elimina a umidade quando em operação (óleo quente), com o tempo ocorrem oxidações nas tampas do redutor que podem se soltar e danificar os rolamentos.
Já as carcaças de ferro fundido, embora amplamente utilizadas, possuem alta porosidade, o que permite a absorção e liberação de óleo lubrificante com o tempo.
Esse fenômeno causa contaminação do óleo novo após trocas, comprometendo a lubrificação e o desempenho do redutor.

Veja abaixo algumas práticas que mantêm as carcaças bem tratadas.
Boas práticas:
Sempre aplicar pintura interna nas carcaças.
Garantir inspeção dimensional antes da montagem.
Carcaças bem tratadas garantem redutores estáveis e livres de vazamentos.








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