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Carcaças Soldadas e Carcaças em Ferro Fundido: Vantagens & Limitações

As carcaças fabricadas com chapas de aço soldadas apresentam excelente resistência mecânica e flexibilidade dimensional, sendo ideais para projetos sob medida.


   

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Carcaça de redutor fabricado com chapas soldadas sem pintura

  





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Carcaça de redutor pintada internamente





(Fonte das imagens: Mult Engrenagens)


No entanto, exigem tratamento de alívio de tensões após a soldagem, seguido de jateamento e pintura com primer de cromato de zinco, garantindo a estabilidade dimensional e a proteção contra oxidação antes da usinagem.


Obs: Muitas vezes a pintura interna das carcaças de aço soldadas não é realizada por contenção de custos, porém, o risco é significativo. Como o óleo do redutor absorve a umidade do ar quando parado (óleo frio) e elimina a umidade quando em operação (óleo quente), com o tempo ocorrem oxidações nas tampas do redutor que podem se soltar e danificar os rolamentos.


Já as carcaças de ferro fundido, embora amplamente utilizadas, possuem alta porosidade, o que permite a absorção e liberação de óleo lubrificante com o tempo.

Esse fenômeno causa contaminação do óleo novo após trocas, comprometendo a lubrificação e o desempenho do redutor.


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Veja abaixo algumas práticas que mantêm as carcaças bem tratadas.

 

Boas práticas:

  • Sempre aplicar pintura interna nas carcaças.

  • Garantir inspeção dimensional antes da montagem.

 

Carcaças bem tratadas garantem redutores estáveis e livres de vazamentos.

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